Brumadinho

04/02/2019

Vale anuncia composição final do Comitê de Apoio e Reparação e do Comitê de Apuração

A Vale anuncia que, após processo de seleção liderado pela empresa internacional de consultoria Korn Ferry, o Conselho de Administração da Vale confirmou, nesta data, a composição final de seu Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apoio e Reparação ("CIAEAR") e do seu Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração ("CIAEA").

Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apoio e Reparação ("CIAEAR")

Leonardo Pereira (membro externo independente - coordenador do comitê) - Foi presidente da CVM de 2012 a 2017. É Conselheiro independente do Oversight Advisory Committee da Organização Mundial da Saúde. Engenheiro e economista. Mestre em Administração pela Warwick University; pós-graduação pela AOTs, Japão. Visiting Fellow na Harvard Law School em negociação e governança corporativa. Experiência Global de mais de 25 anos no mercado de capitais.

Ana Cristina Barros (membro externo independente) - 30 anos na defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Serviu como Secretária Nacional de Biodiversidade e Florestas no Ministério do Meio Ambiente. Realizações: concepção e promoção do Cadastro Ambiental Rural, o apoio a criação de Unidades de Conservação e políticas nacionais para gestão das terras indígenas, negociações com o Fundo Global de Meio Ambiente e representação do Brasil na avaliação de sua Política de Biodiversidade realizada pela OCDE.

Márcio Gagliato (membro externo independente) - Mestre em Psicologia Social (PUC) e Doutor pela Faculdade de Saúde Pública (USP). Consultor técnico para agências das Nações Unidas e organismos Não-Governamentais Internacionais, mais de 12 anos de experiência em respostas humanitárias, incluindo ações na Líbia, Irã, Síria, Gaza, Sudão do Sul, Somália, Zimbabwe, entre outros. Premiado com fellowship Programme em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (NY). Especialista em emergências pela Organização Pan-Americana da Saúde e participa do "Grupo de Referência do Comitê Permanente Interagências em Saúde Mental e Apoio Psicossocial em emergências humanitárias".

Sandra Guerra - É conselheira de administração independente da Vale e na Global Reporting Initiative. Precursora de governança corporativa no Brasil, atua como conselheira e presidente de conselhos de administração desde 1995 em empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal e organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior. Integrou o grupo de fundadores do IBGC, onde foi a presidente do conselho por 4 anos. Foi conselheira da ICGN. Tem mestrado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Certificada como Mediadora pelo Centre for Effective Dispute Resolution (Reino Unido).

Marcel Juviniano Barros - É conselheiro de administração da Vale. Diretor Executivo da Previ, eleito pelos associados, sendo funcionário do Banco do Brasil desde 1978. Membro do Board do Principles for Responsible Investiment- ONU, representando os Asset Owners de 2014 a 2017. Perfil de Mediação, Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, sendo responsável pela negociação dos acordos e convenções trabalhistas do Banco do Brasil entre 2004 e 2009. Foi secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de 2009 a 2012.

Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração ("CIAEA")

Dra. Ellen Gracie (membro externo independente - coordenadora do comitê) - Ex-Ministra do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, Presidente do Comitê especial de investigação da Petrobras, Presidente do Comitê especial de investigação da Eletrobras.

Jean-Pierre Paul Rémy (membro externo independente) - 45 anos de experiência com análise, investigação e revisão de barragens de solo, aspectos geotécnicos e ambientais. Sócio, desde 1991 da Mecasolo Engenharia e Consultoria. Engenheiro geotécnico, tendo prestado consultoria técnica para a equipe do Ministério Público Federal, no acidente da barragem da Samarco, em Mariana.

Jose Francisco Compagno (membro externo independente) - Sócio Líder da Área Forense da EY entre 2002 e 2018 e Sócio Líder - Transaction Support de 2001 a 2005. Sócio de Auditoria da Arthur Andersen de 1998 a 2001. Diretor de Auditoria da Coopers & Lybrand Auditores Independentes, de 1987 a 1998. Graduado em Ciências Contábeis pela FMU - SP. Membro do Comitê Executivo da EY, de 2016 a 2017.

Isabella Saboya de Albuquerque - É conselheira de administração independente da Vale e da Wiz Soluções. Já atuou na Jardim Botânico Investimentos, Investidor Profissional, CVM e Banco Icatu. Graduou-se em Economia pela PUC-RJ e é CCI - Conselheira de Administração certificada pelo IBGC.

Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho - É Membro Suplente do Conselho de Administração da Vale, Membro do Comitê Financeiro e do Comitê de Sustentabilidade. Possui sólida experiência no mercado de mineração. Graduou-se em Engenharia Civil pela PUC-RJ e possui pós-graduação em Transporting Planning pela University of Westminster.